Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Palavras Soltas...

As palavras podem significar muito, ou podem significar nada! Podem ser boas ou más... mas nunca deixarão de ser proferidas!

Palavras Soltas...

As palavras podem significar muito, ou podem significar nada! Podem ser boas ou más... mas nunca deixarão de ser proferidas!

04
Jun10

A educação e o facilitismo!

“Sócrates diz que alunos podem passar do 8º para o 10º ano com aproveitamento nos exames do 9º”, não, isto não é brincadeira e passo a citar a notícia na integra que retirei da página da TSF.(www.tsf.pt)

 Passo a citar a notícia:

O primeiro ministro confirmou, esta sexta-feira, que os alunos com mais de 15 anos e o 8º ano de escolaridade podem passar para o 10º se tiverem aproveitamento nos exames do 9º ano.


 No debate quinzenal na Assembleia da República, José Sócrates foi questionado pela notícia do jornal i, que revela um despacho de Março do Ministério da Educação que permite aos alunos  com mais de 15 anos, que ainda não tenham terminado o 8º ano, a passagem para o 10º ano.

O primeiro-ministro confirmou que esses alunos têm de fazer os exames do 9º ano com sucesso para terminar o básico.

«Se o jornal diz que é possível mudar do 8º para o 10º ano, isso é apenas falso. O que é permitido, como já estava indicado genericamente, é que os alunos que têm mais de 15 anos e que têm o 8º ano, podem fazer o exame do 9º ano», adiantou.”

 

Estou abismada com estas informações! O País vai de mal para pior é um facto! Se um aluno de 15 anos frequenta o 8º ano, ou é porque tem necessidades educativas, ou porque simplesmente não quer estudar e está-se "marimbando" para a escola! (Sendo a segunda hipótese a mais viável na maioria dos casos.) É muito injusto para os alunos que se aplicam e se esforçam para passar de ano, terem um colega que só porque tem 15 anos tem acesso a fazer um exame de 9º ano para poder saltar para o 10ºano! Ninguém tem culpa que a maioria dos alunos não queira estudar! Estamos a entrar na “Era do facilitismo”! “Não queres estudar? Não estudas! Quando tiveres 15 anos aplicas-te, estudas para um exame e se passares estás no 10ºano!”

 

Cada vez mais queremos parecer um país onde as pessoas tem grandes habilitações, senão vejamos, os programas de novas oportunidades em que os adultos se inscrevem, ganham dinheiro e supostamente estudam! Mas no fim, saíem de lá a saber tanto como quando entraram, com uma pequena diferença, os bolsos ficam mais recheados! Ah! E dão-lhes equivalência ao 9º ou ao 10º ano. Nestes cursos, os formandos ainda têm direito ao subsídio de transporte, de alimentação e chegam mesmo a receber mais que muitos funcionários públicos!

 Em contraste com esta situação, existem jovens que querem aprender, estudar e que ambicionam saber mais, mas se o querem fazer têm de pagar balúrdios de propinas, alojamento e transportes, porque muitas das vezes para tirarem o curso que querem é necessário deslocarem-se para outras cidades !

 

Mas como referi, nós só parecemos um país onde não há analfabetos onde as pessoas estudam, somente parecemos, porque no fundo somos um país de ignorantes! Basta olhar para o lado e ver determinadas pessoas a abrir a boca e só sair asneira! Cultura, sabedoria, conhecimento onde estão eles?!

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Contacto:

palavrassoltasnomundo @gmail.com

Estou no Bloglovin', segue-me:

Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

WOOK - www.wook.pt

Links

  •  
  • Comentários recentes

    • Luella Rose

      Muito mais bonita, com um corpo de uma mulher "rea...

    • Luella Rose

      As pessoas e a sua mania que qualquer coisa é uma ...

    • Maribel Maia

      Bem dito!

    • Palavras Soltas

      O meu pai adaptou-se muito bem e por isso também p...

    • m-M

      O meu pai, por exemplo, não se adaptou a smartphon...