Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Palavras Soltas...

As palavras podem significar muito, ou podem significar nada! Podem ser boas ou más... mas nunca deixarão de ser proferidas!

Palavras Soltas...

As palavras podem significar muito, ou podem significar nada! Podem ser boas ou más... mas nunca deixarão de ser proferidas!

01
Set10

Regresso às aulas

 

 

Está prestes a começar o regresso às aulas! São livros e mais livros para comprar para as crianças, mochilas, estojos, cadernos, montes e montes de material escolar. É sempre assim  todos os anos na rentrée escolar . Quem sofre com tudo isto?? As finanças dos pais...

Depois, começam as aulas e em cada disciplina o professor no dia da apresentação faz uma lista (enorme), com o material necessário para as suas aulas (do que me lembro metade do material nunca chegávamos a usar). São mais não sei quantos cadernos e mais não sei quantos lápis e canetas e mais euros, muitos mais euros. Todos anos a mesma lengalenga, apesar de muito do material do ano escolar anterior dar para o ano seguinte há sempre necessidade de comprar mais alguns cadernos e não nos podemos esquecer do principal, os LIVROS (que são muito caros).

 

Acho que são gastos demasiado elevados para os pais e que se repetem ano após ano, em materiais que acabam muitas das vezes por nem serem usados pelas crianças.  Ao contrário de Portugal, noutros países da Europa não é necessário comprar livros, a escola tem os seus próprios livros, pelos quais o professor lecciona. O aluno usa-os durante a aula e no fim deixa-os na sala ou na biblioteca,  para que outras turmas os possam usar. Se precisam de material complementar para além dos livros, cada professor tira fotocópias e dá as fichas que quer aos seus alunos. Segundo sei, os livros não são vandalizados pelos alunos, muito pelo contrário tem muito cuidado com eles, pois não lhes pertencem e têm de dar para outros colegas.

Para estes pais é somente necessário adquirir o material básico: canetas, cadernos, lápis e borrachas. Além de tudo isto, nesses países é dado todos os anos um X valor monetário, para a aquisição do material necessário às aulas! 

 

Penso que deveriam ser tomadas medidas assim em Portugal pouparíamos mais e no futuro não teríamos tantas pessoas com problemas de coluna devido ao facto de terem andado com quilos e quilos de livros às costas  durante os seus anos de escolaridade !

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Contacto:

palavrassoltasnomundo @gmail.com

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

  •  
  • Comentários recentes

    • Zé das couves

      Ou se calhar a bela treta de patrões e recrutadore...

    • Mabs

      Estou totalmente de acordo contigo! Amor e demonst...

    • Mabs

      Algo deveras importante... Beijinhos

    • mami

      dá muito nó...mas sim, é normal :D

    • Mabs

      Infelizmente, há situações e pessoas que nos desil...